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Etapas do transporte de cargas fracionadas: do armazém até o consumidor final

quinta-feira, 23 outubro 2025

O transporte de cargas fracionadas é uma das principais modalidades do setor logístico, sendo bastante comum para diversos setores, pois atende diferentes mercadorias, de diversos clientes em um mesmo veículo. Sendo assim, essa é uma forma de entrega fundamental que tem como intuito atender empresas que não possuem grandes volumes de cargas, mas que precisam de entregas rápidas, ágeis e econômicas. 

Neste sentido, a Rio Rodoviário apresenta as principais etapas desse processo, desde a coleta no armazém até a entrega final ao consumidor. Confira:

Coleta e consolidação da carga

Geralmente a primeira etapa abrange a coleta das mercadorias nos remetentes seja indústrias, distribuidores ou centros de distribuição, sendo que, essas mercadorias são levadas para um terminal de consolidação, onde passam por etapas como:

  • Conferência e inspeção;
  • Pesagem e medição de volumes;
  • Agrupamento em lotes compatíveis, conforme rotas, destinos ou características específicas da carga.

Desse modo, esse processo é crucial a fim de otimizar o espaço dos veículos e minimizar os custos operacionais.

Armazenagem e triagem

A etapa seguinte do transporte de cargas fracionadas ocorre em armazém ou centro de distribuição da transportadora, onde as cargas são:

  • Triadas de acordo com a rota de entrega;
  • Etiquetadas e identificadas com códigos de rastreamento;
  • Acondicionadas para evitar avarias durante o transporte.

Compreende-se que essa etapa garante o devido rastreamento da carga e ainda reduz os riscos de extravios.

Transporte (Principal)

Refere-se à etapa de transporte de longa distância entre a origem e os terminais de destino. Assim sendo, normalmente pode ser realizado por meio de rodovias, o mais comum no Brasil, logo, as cargas seguem em caminhões que atendem rotas regionais ou interestaduais.

Desconsolidação e distribuição urbana

Em geral, ao chegar no terminal de destino, as cargas passam por um novo processo de:

  • Desconsolidação (separação dos volumes por destinatário);
  • Planejamento de rotas urbanas, priorizando agilidade e redução de custos;
  • Preparação para a chamada “última milha”.

Percebe-se que essa é uma etapa estratégica que visa minimizar atrasos e melhorar a eficiência da distribuição nas cidades.

Última Milha (Last Mile)

Essa é a etapa de entrega ao consumidor final, sendo considerada a fase mais sensível e crítica do transporte fracionado, pois contempla:

  • O uso de pequenos veículos (utilitários, motos, vans) para acessar áreas urbanas;
  • Gestão de horários, restrições de tráfego e janelas de entrega;
  • Contato direto com o cliente, onde a experiência de serviço tem grande impacto.

Dessa maneira, contar com uma operação eficiente nessa etapa é fator decisivo para a satisfação do consumidor e a fidelização.

Pós-entrega e gestão da Informação

Vale ressaltar que o processo não termina após o procedimento de entrega. Isso porque, é essencial realizar ações como:

  • Confirmação de entrega por meio de comprovantes digitais e sistemas de rastreamento;
  • Gestão de devoluções ou trocas, quando necessário;
  • Análise de indicadores de desempenho como o tempo de entrega, índice de avarias, e custo por entrega. 

Posto isso, essa gestão integrada garante maior controle e permite melhorias contínuas nas operações do transporte de cargas fracionadas.

Portanto, o transporte de cargas fracionadas é um sistema logístico complexo, mas quando realizada eficientemente e cada etapa monitorada cuidadosamente, isso garante a qualidade nos serviços prestados. Por isso, a  modalidade de carga fracionada tem se tornado estratégico e crucial para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado.