Em geral, o controle e monitoramento de pedidos durante o transporte de cargas são estratégias cruciais para garantir o bom funcionamento da logística e da cadeia de suprimentos. Além disso, essas são práticas que têm o intuito de aumentar a segurança, a eficiência e a competitividade das operações no setor logístico. Logo, tornam-se imprescindíveis para o sucesso das operações, agregando valor e qualidade nos serviços prestados.
Em razão disso, a Rio Rodoviário explica a importância do controle e do monitoramento dos pedidos de transporte de cargas.
Afinal, o que é o controle e monitoramento de pedidos?
O controle e monitoramento de pedidos são processos essenciais para a gestão eficiente em vários setores, principalmente na logística e no comércio. Isso porque, contemplam o acompanhamento sistemático de todas as etapas referentes aos pedidos, desde sua emissão até a entrega final, assegurando precisão, eficiência e satisfação do cliente.
Definição
Controle de pedidos: Trata-se da organização e registro de informações sobre cada pedido, como itens solicitados, datas, status e dados do cliente. Dessa forma, tem como objetivo garantir que todas as etapas sejam seguidas adequadamente.
Monitoramento de pedidos: Refere-se ao acompanhamento em tempo real do status de um pedido. Logo, pode abranger o rastreamento da localização da mercadoria, etapas do processo de fabricação ou processamento, além das previsões de entrega.
Como implementar um sistema de controle e monitoramento
Tecnologia de Gestão – Com os softwares de gestão ERP e WMS integrados permite-se a automatização do controle e rastreamento dos pedidos.
Assim como, a tecnologia de rastreamento por GPS, serve para acompanhar a localização de cargas em tempo real.
E as plataformas de gestão de pedidos (OMS), são ferramentas que consolidam informações de vendas e logística.
Indicadores de Desempenho (KPIs)
Geralmente são indicados o uso de KPIs para medir as seguintes situações:
- Taxa de cumprimento de prazos.
- Número de erros ou devoluções.
- Tempo médio de entrega.
Treinamento e processos
Para lidar corretamente com o controle e o monitoramento, é importante capacitar as equipes, especialmente quanto ao uso das ferramentas como as tecnológicas. Além do que, deve-se estabelecer protocolos claros e precisos sobre cada etapa do pedido.
Benefícios importantes no controle e monitoramento de pedidos
Eficiência operacional
Com o bom controle das operações do transporte de cargas, possibilita a organização de rotas e a alocação de recursos, como veículos e motoristas de maneira eficiente. Enquanto, o monitoramento evita erros relacionados a atrasos, entregas em endereços errados ou envio de cargas incorretas.
Redução de custos
Ao permitir o devido acompanhamento dos pedidos em tempo real, evita problemas como ociosidade, retrabalhos e desvios desnecessários. O monitoramento também permite identificar falhas ou gargalos na operação antes que eles se tornem mais graves, minimizando custos com correções emergenciais.
Aumento da satisfação do cliente
Um sistema de monitoramento proporciona maior transparência, por meio das informações aos clientes sobre o status de seus pedidos em tempo real, aumentando a confiança na empresa. Além de maior previsibilidade, promovendo precisão nas informações, diminuindo incertezas e melhorando a experiência do cliente.
Segurança da carga
O rastreamento em tempo real diminui consideravelmente os riscos de extravios e roubos, uma vez que a localização exata da carga pode ser monitorada.
Assim também, o controle permite a verificação das condições do transporte (temperatura, umidade, etc.) que estão sendo mantidas, sobretudo quando se tratar de cargas sensíveis.
Tomada de decisão baseada em dados
Com o registro detalhado dos pedidos permite-se análises que auxiliam na identificação de tendências, que visam melhorar processos e bem como corrigir ineficiências. Além do mais, para o planejamento estratégico, as informações confiáveis e atualizadas tornam-se a base no que diz respeito às decisões mais assertivas a longo prazo.
Portanto, o controle e monitoramento de pedidos são pilares estratégicos para empresas que buscam competitividade e excelência no atendimento. Dado que, além de aperfeiçoar os processos internos, eles asseguram maior previsibilidade e satisfação para os clientes, viabilizando crescimento e credibilidade no mercado.
A Rio Rodoviário possui um TMS completo, que permite a acessibilidade do cliente ao portal de informações e que promove, dentre outros benefícios, o rastreamento da carga em tempo real e a performance de entrega, com acesso aos comprovantes online, quando e de onde o cliente estiver.