Em setores com um mercado amplo e dinâmico, torna-se crucial a busca por estratégias que sejam um marco diferencial, com intuito de se destacar em um meio tão forte. Neste sentido, a logística, o transporte de cargas e os e-commerces, são exemplos disso, exigindo que as empresas se adaptem diante de tantas inovações e consumidores cada vez mais exigentes.
Dessa forma, as entregas rápidas surgem como uma importante estratégia, especialmente para quem atua com vendas online, uma vez que isso impacta diretamente na experiência de compra, influência em decisões, além de aumentar as chances de fidelização.
Diante desse panorama, o Grupo Rio Rodoviário explica porque as entregas rápidas são importante diferencial para as vendas online e como isso auxilia na satisfação dos clientes. Confira:
Aumento e conversão nas vendas
Um dos quesitos fundamentais para o sucesso de uma loja online é a conversão das vendas, ou seja, quando o cliente entra no site ou aplicativo e segue até a conclusão de compra. Isso porque diversos são os fatores que podem ou não auxiliar nesta etapa, sendo que um deles geralmente é o prazo de entrega.
Em razão disso, muitos consumidores priorizam lojas que oferecem entregas mais rápidas, mesmo que isso possa significar pagar mais caro no preço final. Além disso, prazos mais curtos aproveitam o impulso de compras, sobretudo em datas comemorativas como o dia das mães ou natal, promoção (final de estoque, troca de coleção, etc) ou por urgência pessoal.
Melhoria na experiência do cliente
Estamos na era do imediatismo, e os clientes esperam receber suas encomendas o mais rápido possível. Dessa maneira, a velocidade nas entregas minimiza o tempo de espera e reduz questões de ansiedade, pois em muitos casos, quando ocorre uma demora na entrega, pode gerar incertezas em relação ao recebimento dos pedidos.
Logo, entende-se que a maioria dos clientes já esperam prazos curtos como padrão. Por esse motivo, atendê-los conforme o esperado, garante também uma percepção positiva com a marca.
Aumento na fidelização
Para fidelizar os clientes que realizam compras online, é preciso entregar o que eles esperam, isto é, o produto certo (na cor, tamanho e modelo escolhido), em perfeitas condições e dentro do prazo.
Com isso, quanto mais ágil a entrega, maiores são as chances de criar uma relação entre cliente e marca, promovendo assim novas compras e até mesmo indicação da loja para outras pessoas.
Redução de abandono do carrinho
De maneira geral, uma das grandes preocupações do comércio eletrônico, refere-se ao abandono de carrinho, quando o cliente coloca o item no carrinho, mas não executa a compra. Esta é uma ação ainda comum e que muitas empresas buscam estratégias para reduzir esse índice, uma delas é a adoção de entregas rápidas.
Neste contexto, como o prazo de entrega normalmente só é visto pelo consumidor nas etapas finais de uma compra online, este é um fator que pode estar inteiramente ligado com esse abandono do carrinho. Por isso, prazos mais curtos são considerados incentivo essencial para a finalização da venda.
Fortalecimento na imagem da marca
A marca para ser bem vista no mercado, principalmente no que diz respeito ao alcance de novos clientes é por meio de avaliações positivas de quem já conhece os serviços da empresa. Sendo assim, um aspecto primordial é o prazo de entrega, pois o seu cumprimento e quando feito rapidamente mantendo a qualidade, gera avaliações e recomendações positivas sobre a loja online. Devido a isso, atrai novos clientes e fortalece a imagem da marca no mercado.
Portanto, nota-se que o setor de e-commerce precisa contar com uma logística e transporte mais ágil, para que consiga atender as expectativas de seus clientes e, por conseguinte, garantir sua satisfação e bem como sua fidelização.
O Grupo Rio Rodoviário possui estrutura adequada para garantir entregas rápidas para o seu comércio online, levando sua mercadoria até os cantos mais distantes do Rio de Janeiro.