Blog da Rio Rodoviário

Entenda como são definidos os prazos de entrega nas operações do transporte de cargas

quinta-feira, 28 setembro 2023

Quando o assunto é prazos de entrega nas operações do transporte de cargas, essa é uma questão estabelecida conforme uma série de aspectos que levam em consideração a logística envolvida na movimentação da carga. Sendo assim, a definição dos prazos de entrega é uma parte fundamental da gestão de cadeia de suprimentos e logística, pois a precisão neste quesito garante maior eficiência das operações e bem como a satisfação dos clientes que terão suas expectativas atendidas. 

Diante disso, para que possamos entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como são definidos os prazos de entrega nas operações do transporte de cargas. Confira:

Distância e rota de entrega

De modo geral, a distância entre o local de origem e o destino da carga é considerado fator primordial e o primeiro a ser analisado no que concerne a  determinação do prazo de entrega. Isso porque, entende-se que, quanto maior for a distância, mais tempo será necessário para as operações do transporte de cargas.

Devido a isso, para que essa distância seja otimizada durante a entrega é necessário que as rotas sejam planejadas por meio de um sistema de roteirização, que possa traçar opções de percurso para as viagens. A partir disso, permite a definição de trajetos mais curtos e seguros que evitem rodovias perigosas e com péssimas condições de infraestrutura, além da possibilidade de “fugir” de pedágios e congestionamentos. Assim, garante maior agilidade nas entregas, reduz custos com combustível e ajuda na definição de prazos assertivos. 

Modalidade de entrega e disponibilidade dos veículos

É importante ressaltar que as modalidades de entrega do transporte de cargas, possui prazos de entregas diferenciados e, por isso, tem papel significativo para estabelecer o prazo ideal aos clientes. Dado que, são avaliados fatores como velocidades e as capacidades de cada um, além da disponibilidade dos veículos. 

Com relação a disponibilidade dos veículos, é fundamental atenção quanto a isso, primeiro deve-se definir o mais adequado para o tipo de entrega em questão, ainda mais que, caso haja escassez, podem ocorrer atrasos. Por isso, quando houver necessidade, pode-se avaliar a contratação de terceirizados ou até mesmo serviços autônomos.

Tipo de carga

Outro ponto importante na definição dos prazos de entrega, é o tipo de carga que está sendo transportada. Deve-se primeiramente entender suas características e como transportá-las adequadamente, visto que, cargas perecíveis, sensíveis à temperatura ou produtos de alto valor podem exigir prazos de entrega mais curtos e cuidados especiais. Assim, caso contrário, com uma entrega desatenta e demorada, causaria perdas na integridade nesse tipo de material, por exemplo.

Tempo de trânsito e de processamento

O tempo de trânsito refere-se àquele tempo necessário para movimentação da carga de um ponto ao outro, excluindo atrasos e interrupções. Logo, ele é calculado de acordo com a velocidade média do modal de transporte e na distância a ser percorrida. Entender esse processo, é uma maneira de definir melhor os prazos de entrega. 

Além do tempo de trânsito, os prazos de entrega também incluem o tempo necessário para o processamento da carga nos terminais de origem e destino, como por exemplo, o carregamento, descarregamento, inspeções alfandegárias, quando necessário e outros procedimentos administrativos.

Condições climáticas e sazonais

Condições climáticas adversas, como chuvas, tempestades de neve, enchentes ou desastres naturais, geralmente atrasam o transporte e afetam os prazos de entrega. Além do mais, vale salientar que, em algumas épocas do ano existe alta demanda, como a temporada de Natal e Black Friday, que podem gerar congestionamentos e atrasos. Para evitar esse tipo de situação, o sistema de roteirização contribui para a busca de percursos com menos fluxos de trânsito.

Acordos contratuais

Em muitos casos, os prazos de entrega são definidos com base em acordos contratuais entre remetentes, transportadoras e destinatários. Lembrando que esses acordos podem especificar prazos de entrega obrigatórios.

Políticas da empresa

A política da empresa de transporte de cargas também desempenha um papel primordial na definição dos prazos de entrega. Em virtude que, algumas empresas podem oferecer opções de entrega expressa, que é uma modalidade com prazos mais curtos, enquanto outras podem se concentrar em prazos mais longos, visando a eficiência de custos.

Portanto, percebe-se que os prazos de entrega nas operações do transporte de cargas são determinados por uma combinação de fatores logísticos, contratuais e operacionais. Isso significa que é importante que as empresas de transporte e logística levem todos esses e outros fatores em consideração na hora definir os prazos, os quais precisam ser realistas, ao mesmo tempo que atende adequadamente às expectativas dos clientes.