Blog da Rio Rodoviário

Entenda qual é a diferença entre o transporte de cargas dedicado e fracionado

terça-feira, 28 novembro 2023

Devido às diversas demandas existentes nas operações logísticas, tem sido cada vez mais importante contar com uma variedade de soluções, principalmente diferentes modalidades de entregas do transporte de cargas. A partir disso, atualmente entre as principais formas de entrega estão o transporte de cargas dedicado e fracionado, os quais são modelos diversificados para movimentação de mercadorias de um lugar para o outro. Sendo que, a principal diferença entre eles é o modo como as mercadorias são transportadas e agrupadas dentro do veículo, além da forma de contratação.

Diante disso, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos a diferença entre o transporte de cargas dedicado e o fracionado. Confira:

O que é transporte de cargas fracionado?

Como nem sempre as remessas a serem enviadas de determinado cliente possui um grande volume, é necessário que a logística desse tipo de demanda seja otimizada e diferenciada, visando atender pequenas remessas que não costumam preencher o veículo. 

Sendo assim, tem-se o transporte de cargas fracionado, onde o veículo deslocado, é compartilhado entre vários clientes com diversos destinatários, tornando os custos da carga menor. Pois, os clientes pagam somente pelo espaço ocupado dentro do veículo, ou seja, os custos são rateados, uma vez que são coletados volumes de diversos remetentes.

Em virtude disso, o principal objetivo da carga fracionada é reunir vários produtos de diversas localidades. Assim, esse tipo de transporte é geralmente realizado por médias e pequenas empresas, ou até mesmo por grandes empresas, que lidam com envio de pequenas remessas. Por isso, essa logística deve estar devidamente alinhada para que as coletas sejam efetuadas em tempo hábil, garantindo que todas as entregas sejam feitas nos prazos estabelecidos.

Características:

  • Compartilhamento de Veículo: De modo geral, vários remetentes compartilham o mesmo veículo para enviar suas mercadorias, o que permite otimizar o espaço e reduzir os custos de transporte.
  • Flexibilidade: É uma opção mais flexível, adequada para pequenas e médias empresas que não têm volumes de carga suficientes para justificar um veículo dedicado, por exemplo.

O que é transporte de cargas dedicado?

Existem algumas empresas que requerem uma modalidade de transporte exclusiva, em que as operações apresentam uma logística diferenciada. Logo, para esse tipo de situação, há o transporte de cargas dedicado, o qual permite que o cliente utilize o espaço disponível do veículo em sua totalidade. 

Dessa forma, este é um serviço de entrega exclusivo, sendo realizada a coleta com transporte direto ao destinatário, sem a obrigatoriedade de preenchimento do espaço do veículo que fará a entrega. 

Neste sentido, a carga dedicada é um transporte personalizado, que visa atender as necessidades logísticas de um único cliente. Além disso, nesta modalidade, encaixam-se os transportes emergenciais, que costumeiramente são realizados por logística aérea ou multimodal. 

É importante ressaltar que, no caso específico do transporte emergencial, essa é uma das principais situações que levam à contratação das operações de cargas dedicadas. Isso porque, trata-se de demandas urgentes e que necessitam de prioridade, ainda mais em caso de circunstâncias imprevistas, como a falta de produtos essenciais, por exemplo. Sendo que, esse tipo de demanda não seria possível realizar por meio de outras modalidades, com a rapidez necessária. Devido a isso, em alguns casos, o prazo de entrega no transporte dedicado pode ser em até menos de 24 horas.

Características:

  • Exclusividade: O veículo como o próprio nome já diz, é dedicado a atender as necessidades de um único cliente, o que significa que ele transporta apenas a carga desse cliente específico.
  • Eficiência: Esse tipo de transporte pode ser mais eficiente para grandes volumes de carga, sobretudo quando a demanda de um cliente é alta o suficiente para justificar a alocação exclusiva de um veículo.

Comparação entre o transporte de cargas dedicado e fracionado

Custo: O transporte dedicado pode ser relativamente mais caro, porém oferece exclusividade e eficiência para grandes volumes de cargas. O transporte fracionado normalmente é mais acessível para remessas menores, no entanto, pode levar mais tempo para que seja realizada a entrega, devido lidar com diversas remessas.

Eficiência: O transporte dedicado é eficiente para grandes volumes de um único cliente. Já o transporte fracionado é flexível e mais eficiente para pequenos volumes de mercadorias.

Flexibilidade: O transporte dedicado oferece menos flexibilidade, enquanto o transporte fracionado é mais adaptável a diferentes volumes e remetentes.

Neste contexto, a escolha entre transporte dedicado e fracionado dependerá de algumas circunstâncias e das necessidades específicas da empresa, como volume de carga, orçamento e preferências logísticas. Grandes empresas com volumes consistentes podem se beneficiar mais do transporte dedicado, enquanto empresas menores ou com volumes variáveis podem encontrar o transporte fracionado como o mais viável.

A Rio Rodoviário disponibiliza o Transporte Fracionado direcionado ao setor de e-commerce, confecção, produtos para casa, produtos hospitalares e farmacêuticos, além do setor de peças automotivas para todo estado do Rio de Janeiro.

Também disponibilizamos Carros Dedicados, com total exclusividade, agilidade e excelente custo-benefício.