Blog da Rio Rodoviário

Logística reversa: A importância desta operação e seus benefícios

quinta-feira, 29 junho 2023

A logística reversa refere-se ao processo de retorno da mercadoria do cliente para o fabricante, estando diretamente relacionada ao gerenciamento das operações de reuso e descarte de materiais, após venda e consumo. Assim, a implantação desse sistema permite a reutilização e redução do consumo de matérias primas, uma vez que, a partir do retorno dos resíduos sólidos, evita poluição e contaminação do meio ambiente. Com isso, gera diversos benefícios seja no que diz respeito ao âmbito econômico e ambiental, além de impactar positivamente na imagem da empresa. 

Em função disso, para que possamos compreender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos a importância da logística reversa e seus benefícios. Confira:

O que é logística reversa?

Quando falamos de logística reversa, esta é uma operação que refere-se ao reaproveitamento de produtos, com objetivo de reciclagem, recuperação de matéria-prima, reforma e revenda de itens que foram devolvidos ou retornaram à fábrica por algum motivo. 

Por essa razão, essa logística vai além da ideia de devolução da mercadoria por parte do consumidor final. Isso porque, inclui aspectos como gerenciamento e vendas de excedentes, assim como devoluções de equipamentos e máquinas alugadas.

Sendo assim, a logística reversa busca caminhos para que os itens retrocedam na cadeia de suprimentos. Geralmente, esse processo é realizado da seguinte forma:

Logística reversa pós-venda

Este conceito está relacionado a devoluções por motivo de defeitos de fabricação ou uso. Além do que, envolve casos como:

  • Avarias nas embalagens ou no produto;
  • Erros na emissão de pedidos;
  • Mercadorias para teste antes da compra;
  • Término do prazo de validade antes do consumo (quando a entrega demora chegar ao consumidor).

Logística reversa pós consumo

Neste caso, a finalidade é inteiramente ligada às questões ambientais, pois soluciona o problema que envolve o descarte inadequado de determinados tipos de produtos. Exemplo disso, é quando um produto não é mais útil ou possível de utilização, ainda mais quando emitem substâncias tóxicas ao meio ambiente. Em razão disso, a logística reversa atua para garantir o descarte correto, ou ainda, na sua reciclagem e reutilização quando possível. 

A importância da logística reversa

Atualmente a logística reversa é considerada de extrema importância na cadeia de suprimentos, visto que, aumenta a produtividade, eficiência, garante o cumprimento das leis ambientais e melhora a experiência do consumidor. 

Dessa forma, os principais objetivos da logística reversa são recuperar o valor de produção e garantir a fidelização do cliente, sobretudo, os que realizam compras por meio online. Em virtude que, 30% dos pedidos online são devolvidos, enquanto nas lojas físicas isso ocorre em apenas 10% das compras, de acordo com dados da Invespcro. 

Vale ressaltar que no Código de Defesa do Consumidor discorre sobre o direito de arrependimento por parte do consumidor e a possibilidade de devolver o produto, sem ônus, dentro do período de sete dias, em compras feitas pela internet.

Logo, o comércio eletrônico deve criar políticas de trocas e devolução, o qual envolve coleta dos pedidos e bem como seus custos, o que certamente contempla a logística reversa.

Benefícios da operação de logística reversa

Rentabilidade – com a logística reversa é possível aumentar a rentabilidade da empresa e ao mesmo tempo agregar valor aos negócios. Além disso, fideliza os clientes, colabora na otimização do uso dos materiais e reduz gastos, visando justamente o equilíbrio financeiro. Isso porque, quando a loja entende os motivos de trocas e devoluções, ocorrerão menos gastos na reparação deste tipo de ocasião.

Produtividade – neste sistema os processos se tornam mais produtivos, pois os resíduos retornam à cadeia produtiva e servem como insumo para novas embalagens, reduzindo o consumo e custos de matérias-primas.

Novos produtos – a partir da logística reversa permite a criação de novos produtos e embalagens recicláveis, o que facilita a reutilização de materiais, evitando a produção de lixo. Assim, muitos produtos são reciclados, diminuindo a poluição do meio ambiente.

Aumento nas demandas – as ações da logística reversa proporciona aumento nas demandas dos consumidores, além de receber menos reclamações relacionadas às devoluções de produtos, por consequência, aumentam-se as vendas e nichos de mercado. 

Vantagens legais – os recursos investidos na logística reversa assegura retorno financeiro e ambiental. Mas, além disso, mantém-se dentro das normas legais relacionadas ao meio ambiente, evitando penalidades. 

Portanto, nota-se que a logística reversa é uma necessidade cada vez mais importante, principalmente porque contribui na diminuição da poluição do meio ambiente, garantindo redução de custos.