A Black Friday é um dos principais períodos no calendário dos setores de varejo e comércio eletrônico. Desse modo, para muitas empresas essa época representa um aumento significativo no volume de vendas, o que consequentemente requer maior atenção às operações logísticas. Dado que, junto com aumento exponencial na demanda, surgem alguns desafios logísticos, sobretudo relacionados à entrega de pedidos com segurança e dentro do prazo prometido.
Neste contexto, a capacidade de entregar os produtos de maneira rápida, segura e com qualidade, são considerados aspectos cruciais para determinar o sucesso da marca. Por isso, o planejamento estratégico iniciado com antecedência é um diferencial para garantir que as operações sejam realizadas eficientemente.
Diante deste cenário, a Rio Rodoviário explica como o planejamento estratégico na Black Friday ajuda a garantir entregas mais seguras e dentro do prazo, durante esse período de alta demanda. Confira!
A importância do planejamento logístico na Black Friday
Durante datas com aumento considerável nos índice de vendas, como a Black Friday, é importante observar aspectos como:
- Aumento expressivo do tráfego no e-commerce;
- Crescimento no volume de pedidos;
- Maior complexidade no gerenciamento de estoque;
- Pressão das expectativas do consumidor (rapidez, rastreamento e suporte).
Em razão disso, sem uma organização adequada neste período, esses aspectos podem resultar em atrasos, falhas de envio, extravios e até cancelamentos de pedidos. Dessa maneira, o planejamento estratégico logístico é essencial visando garantir efetividade nas operações, mantendo as vendas conforme o esperado.
Faça previsões de demanda e planeje a capacidade operacional
Primeiro de tudo, antes de pensar em prazos, é preciso compreender o volume de pedidos que sua empresa pode receber durante a Black Friday. Para isso, deve-se analisar as seguintes questões:
- Histórico de vendas de anos anteriores
- Tendências do mercado e comportamento do consumidor
- Capacidade atual do estoque e do time logística
Logo, com base nessas informações, tornará possível ajustes no seu planejamento. Assim, caso necessário, poderá aumentar o nível de estoque dos produtos mais procurados e, por conseguinte, dimensionar a equipe e alinhar expectativas sobre prazos de entrega.
Estruture o estoque de forma inteligente
Uma operação eficiente de Black Friday começa dentro do centro de distribuição. Isso porque, é necessário otimizar o fluxo de estoque, com intuito de facilitar processos de picking. Assim sendo, considere as seguintes práticas:
- Organização dos produtos por categoria e giro (saída rápida perto dos pontos de expedição)
- Uso de sistemas de gestão de estoque (WMS)
- Adoção de armazenagem descentralizada (múltiplos hubs ou fulfillment)
É importante destacar que estoques quando bem organizados, isso significa menos tempo de separação e menos erros de expedição.
Parcerias logísticas estratégicas
Durante a Black Friday, depender de um único parceiro logístico pode ser arriscado. Logo, é recomendo:
- Trabalhar com mais de uma transportadora
- Optar por transportadoras regionais para entregas rápidas
- Pensar em serviços de Last Mile (última milha), como motoboys e entrega expressa
- Utilizar serviços complementares como fulfillment e lockers
- Priorizar empresas que ofereçam rastreamento em tempo real
Assim também, alinhe com antecedência o volume de envio esperado para evitar gargalos no transporte.
Tecnologia como principal aliada
O uso de sistemas tecnológicos, como para roteirização, tem o intuito de otimizar o trajeto das entregas, minimizando o tempo de deslocamento e evitando desperdícios com combustível e mão de obra.
Neste sentido, os softwares de roteirização analisam a distância entre entregas e o trânsito em tempo real, com a intenção de definir o melhor percurso de entrega para o motorista.
Por outro lado, ferramentas para automação como ERP e rastreamento ajudam a reduzir falhas e promovem maior visibilidade tanto para a empresa quanto para o cliente.
Lembrando que, o rastreamento é fundamental, pois o cliente quer acompanhar o pedido em tempo real. Por esse motivo, ofereça:
- Código de rastreio;
- Atualizações automáticas por e-mail, WhatsApp ou SMS;
- Portal de acompanhamento.
Com uma comunicação eficaz ativa, ajuda a diminuir o volume de chamadas no SAC e aumenta a confiança na marca.
Portanto, o sucesso da Black Friday depende não somente de boas ofertas, mas também de uma logística eficiente, que promova entrega segura e dentro do prazo, especialmente porque estes são fatores determinantes para a experiência do cliente e para a reputação da empresa.


