Em um mercado competitivo como o do setor de e-commerce, a experiência do consumidor é fator essencial e decisivo para a fidelização dos mesmos, além de influenciar no crescimento. Assim sendo, o transporte de mercadorias deste segmento deixou de ser apenas uma simples etapa logística e passou a ser uma importante vantagem estratégica para as empresas.
Desse modo, duas ferramentas são vistas como destaque: a inteligência de rotas e a rastreabilidade, uma vez que, ambas proporcionam diminuição dos custos, aumentam a eficiência e asseguram valor ao consumidor.
Diante desse panorama, a Rio Rodoviário explica porque esses dois fatores são estratégias cruciais para o transporte do e-commerce.
O transporte para e-commerce
Em geral, o transporte é considerado um dos pilares no que concerne a eficiência na operação de e-commerce. Isso porque, ele representa não somente o meio físico de entrega dos produtos, como a última etapa da jornada do cliente e, na maioria dos casos, é a parte mais lembrada.
Neste sentido, devido ao aumento da concorrência no setor e a elevação nas expectativas dos consumidores, o transporte deixou de ser visto como um centro de custo, tornando-se um diferencial competitivo primordial.
Os principais desafios do transporte de e-commerce
Altas expectativas do consumidor: Os consumidores estão cada vez mais exigentes e modernos e, normalmente, desejam receber suas encomendas o mais rápido possível. Logo, as entregas rápidas são uma necessidade e já estão entre as principais soluções.
Diversidade geográfica: Nosso país possui desafios logísticos complexos, especialmente por conta da sua extensão territorial, além da infraestrutura desigual, o que torna as operações do e-commerce um desafio a depender dos locais de destino.
Custo de frete: É comum que por causa do custo do frete, ocorra o abandono de encomendas no carrinho das lojas virtuais. Dessa forma, a otimização do custo do frete é uma necessidade constante.
Volume e sazonalidade: Datas com altas demandas como Black Friday e Natal, geralmente requerem uma capacidade logística maior e planejamento adequado.
Soluções estratégicas
Inteligência de rota
A inteligência de rota é uma solução considerável para melhorar a eficiência das operações do transporte para e-commerce, pois este é um sistema que utiliza algoritmos e análise de dados para traçar trajetos de entregas eficazes. Sendo assim, são levados em consideração fatores como trânsito, distância, condições climáticas, janelas de entregas e perfil do destinatário.
Com isso, são proporcionados os seguintes benefícios:
Redução de prazos de entrega: A partir das rotas otimizadas os trajetos tornam-se mais curtos e ágeis.
Diminuição dos custos: Com menos deslocamentos desnecessários isso minimiza custos operacionais, sobretudo com combustíveis.
Melhor aproveitamento da frota: Este sistema promove um aumento da produtividade dos veículos e dos motoristas.
Sustentabilidade: Menor tempo em trânsito significa também a redução na emissão de CO₂, um elemento fundamental para marcas comprometidas com ESG.
Rastreabilidade
Outra solução importante para melhorar o transporte para e-commerce é a rastreabilidade. Em razão disso, essa é uma ferramenta que permite ao cliente acompanhar suas encomendas em tempo real, a cada etapa do processo de entrega. Posto isso, é uma estratégia que aumenta a confiança dos clientes na operação e, ainda, diminui a ansiedade em relação à espera, sendo este, um aspecto pertinente em um mercado com consumidores que valorizam a instantaneidade.
Neste contexto, alguns dos benefícios oferecidos são:
Transparência total: Como o consumidor pode acompanhar todas as etapas da entrega, é uma forma de reduzir ansiedades e possíveis reclamações.
Prevenção de extravios e perdas: A rastreabilidade facilita o controle da cadeia de transporte.
Agilidade no atendimento: Por meio dos dados em tempo real, possibilita que o suporte possa agir rapidamente diante de problemas.
Reputação da marca: Com entregas pontuais e monitoradas, isso aumenta a confiança do consumidor na loja.
Integração entre inteligência de rota e rastreabilidade
Percebe-se que essas duas estratégias se complementam. Dado que, a inteligência de rota alimenta sistemas de rastreamento com dados em tempo real, enquanto a rastreabilidade fornece insumos a fim de garantir melhorias nas rotas de transporte do e-commerce, geralmente, com base no histórico de entregas, atrasos e feedbacks dos clientes.
Portanto, no e-commerce, o transporte é entendido como componente crucial, principalmente na experiência do cliente. Por isso, o investimento em ferramentas de tecnologia de roteirização e rastreamento, são maneiras de elevar o nível do serviço logístico, fortalecer a marca e transformar as entregas em um diferencial competitivo para a empresa.
A Rio Rodoviário atua com entregas no setor de e-commerce com a tecnologia de roteirização e rastreamento, as quais garantem maior eficiência em suas entregas.