Blog da Rio Rodoviário
Logística reversa: A importância desta operação e seus benefícios
A logística reversa refere-se ao processo de retorno da mercadoria do cliente para o fabricante, estando diretamente relacionada ao gerenciamento das operações de reuso e descarte de materiais, após venda e consumo. Assim, a implantação desse sistema permite a reutilização e redução do consumo de matérias primas, uma vez que, a partir do retorno dos resíduos sólidos, evita poluição e contaminação do meio ambiente. Com isso, gera diversos benefícios seja no que diz respeito ao âmbito econômico e ambiental, além de impactar positivamente na imagem da empresa.
Campanha maio amarelo: a importância da conscientização e prevenção de acidentes
A Campanha Maio Amarelo é um importante movimento que tem como objetivo chamar atenção da sociedade para os altos índices de mortes e feridos no trânsito. Neste sentido, no Brasil, esse movimento deu início no ano de 2014 e, desde então, têm sido realizadas ações coordenadas entre o poder público, iniciativa privada e a sociedade civil, com intuito de discutir temas relacionados à segurança viária e, a partir disso, buscar reduzir os acidentes nas estradas.
Fique por dentro: A importância da tecnologia na otimização das operações logísticas
O uso da tecnologia na logística auxilia nas operações, tornando-as cada vez mais ágeis. Sendo assim, tem sido comum a implementação de conjunto de ferramentas, equipamentos e sistemas ligados às atividades do setor, os quais resultam em benefícios diversos para as operações. Com isso, propicia um número maior de dados em menos tempo, redução de custos e de falhas, aumento da produtividade, além de garantir maior eficiência. Isso porque, os sistemas desenvolvidos sugerem a automatização e aperfeiçoamento dos recursos para um fluxo de informações mais eficaz e com uma logística mais assertiva de resultados efetivos.
Saiba mais: veja dicas cruciais para garantir eficiência no transporte direcionado ao e-commerce
Uma logística eficiente é geralmente planejada a fim de garantir que os processos sejam bem executados, ainda mais nas atividades direcionadas ao setor de e-commerce. Isso porque, exige-se maior organização para que as entregas sejam devidamente cumpridas no prazo, oferecendo o melhor serviço possível ao cliente e atendimento rápido. Todas essas questões são importantes para o consumidor na atualidade, os quais vêm mudando seus hábitos de compras, onde o preço não é mais considerado como principal fator decisivo, mas o melhor serviço e experiência.